Curadoriahilst
Método Brasileiro de Balé Cresce Entre Professores e Escolas
Conversamos com Andrea Thomioka, bailarina responsável pela criação do UpgradeBR.Dance, um método genuinamente brasileiro de ensino de dança
Instituto Hilda Hilst | ACidade ON30/6/2020 12:54
No Educação em Liberdade desta semana, conversamos com Andrea Thomioka, bailarina, professora e curadora de dança, criadora do método UpgradeBR.dance de ensino de balé e que funciona tanto para o clássico quanto para a dança contemporânea. Andrea Thomioka foi a primeira bailarina brasileira a conquistar, em 1996, a Medalha de Ouro no 17th International Ballet Competition of Varna, Bulgária. Iniciou seus estudos de ballet sob os cuidados de Toshie Kobayashi e é formada pela Royal Academy of Dance. Dentre suas premiações em festivais, está a Medalha Super Bronze no 7th Masako Ohya World Ballet Competition. Atuou como solista na Cia. Portuguesa de Bailado Contemporâneo, em Lisboa, e fez parte do Balé da Cidade de São Paulo. Andrea foi Curadora de Danças do Centro Cultural São Paulo – SMC de 2015 a 2017. Hoje é Diretora Executiva da Artisan Ballet. O Studio Artisan Ballet é pioneiro na aplicação do método UpgradeBR, que além de originalmente criado no Brasil numa linha decolonial, é fortemente emancipatória ao estimular a busca de cada dançarino por sua própria dança, pela formas e movimentos que sejam orgânicos com seu próprio corpo.
Falamos também dos desafios do ensino de dança durante o isolamento social e sobre as perspectivas do método na aplicação em escolas de dança e na educação formal à luz da nova Base Nacional Curricular.
Imperdível.
Blog Dança em Arena, de Andrea Thomioka
Artisan Ballet – Escola Pioneira no UpgradeBR.dance