Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Começa hoje a 21ª Edição do Cena Contemporânea

1 de dezembro de 2020 - 14 de dezembro de 2020

Com patrocínio do Banco do Brasil o Cena Contemporânea – de 01/12 a 11/12 – conta com espetáculos, oficinas e encontros que transitam pelas Artes Cênicas.

 

COMO ASSISTIR:
As obras programadas nesta edição serão exibidas gratuitamente no site do festival, na data e horário marcados.
*Cada obra poderá ser vista (ou revista) por mais três dias depois de sua estreia, em qualquer horário, no canal Youtube do Cena Contemporânea: https://www.youtube.com/channel/UCyhEEXNTkD2Wu-j8RVlQbZQ.
*Os espetáculos Clã_Destin@ – Uma Viagem Cênico-Cibernética e Hybridity não ficarão disponíveis no canal Youtube do festival.

PROGRAMAÇÃO:
A programação será exibida gratuitamente aqui no player do site do festival. Cada obra poderá ser vista (ou revista) por mais três dias depois de sua estreia, em qualquer horário, no canal Youtube do Cena Contemporânea. As exceções são Clã_Destin@ – Uma Viagem Cênico-Cibernética e Hybridity. Portanto, se prepare para um encontro com o teatro e a dança e “chegue cedo”. 

01/12/2020 | 21h30 – CADA VEZ QUE ALGUÉM DIZ ISSO NÃO É TEATRO SE APAGA UMA ESTRELA
Lagartijas Tiradas al Sol – México

01/12/2020 | 21h30 – THE SILENT BURN PROJECT (PROJETO O SILÊNCIO QUEIMA)
AKRAM KHAN COMPANY – INGLATERRA

02/12/2020 | 21h30 – ANTAGÔNICOS
CELEIRO DAS ANTAS – DF

02/12/2020 | 21h30 – BIRDIE
AGRUPACIÓN SEÑOR SERRANO – ESPANHA

03/12/2020 | 21h30 – LA CODISTA_BR
CESAR AUGUSTO, PEDRO UCHOA E MONIQUE VAILLÉ – RJ

03/12/2020 | 21h30 – REDE GARRA – OBRAS REUNIDAS
Grupos de Artistas em Rede Associada

04/12/2020 | 21h30 – BURACO
CIA VÍÇERAS – DF

04/12/2020 | 21h30 – ANARCHY – L’HARMONIE DU DÉSORDRE (ANARQUIA – A HARMONIA DA DESORDEM)
CIE CHUTE LIBRE – FRANÇA

05/12/2020 | 11h – GRÃO JETÉ – CANAL BEBELUME – TEATRO PARA BEBÊS
BEBELUME – DF

05/12/2020 | 21h30 – HYBRIDITY (HIBRIDISMO)
COCOONDANCE – ALEMANHA

05/12/2020 | 19h – CLÃ_DESTIN@: UMA VIAGEM CÊNICO-CIBERNÉTICA
CLOWNS DE SHAKESPEARE – NATAL/RN – Dias 5, 6 e 7/12 – às 19h e 21h

05/12/2020 | 21h30 – PAPIAMENTO – PROJETO ATLÂNTICOS
FELIPE OLÁDÉLÈ E ANTÓNIO TAVARES – RJ/CABO VERDE

05/12/2020 | 21h30 – AQUILO QUE NÃO PODEM DEMOLIR ENQUANTO EU PUDER FALAR
TEATRO DO CONCRETO E DIAZUL DE CINEMA – DF

06/12/2020 | 19h30 – BAQUE
ANDAIME CIA DE TEATRO – DF

06/12/2020 | 19h30 – CAGE SHUFFLE: A DIGITAL DUET (CAGE ALEATÓRIO: UM DUETO DIGITAL)
PAUL LAZAR & BEBE MILLER – NY/EUA

07/12/2020 | 21h30 – MP3 – A MISSÃO
GRUPO TRIPÉ – DF

07/12/2020 | 21h30 – JUNTOSESEPARADOS 5
ANTI STATUS QUO COMPANHIA DE DANÇA – DF – AO VIVO

08/12/2020 | 21h30 – COMOFAZERABSOLUTAMENTENADA.MOV
GRUPO LIQUIDIFICADOR – DF

08/12/2020 | 21h30 – PARASITE (PARASITA)
CIE KILAÏ – FRANÇA

09/12/2020 | 21h30 – JOANA
GRUPO EMBARAÇA – DF

09/12/2020 | 21h30 – COMEÇA A FICAR TARDE
IDIO CHICHAVA – MOÇAMBIQUE

09/12/2020 | 21h30 – ÚLTIMO BERRO – CORPO EM ESTADO DE EMERGÊNCIA
IDIO CHICHAVA – MOÇAMBIQUE

10/12/2020 | 21h30 – DROPS TELECOTIDIANO
NOVOS CANDANGOS – DF

10/12/2020 | 21h30 – POEMA/CONFINADO
ATA – AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA – HUGO RODAS – DF

11/12/2020 | 21h30 – PROCESSO JULIUS CAESAR
CIA DOS ATORES – RJ

11/12/2020 | 21h30 – CADA VEZ QUE ALGUÉM DIZ ISSO NÃO É TEATRO SE APAGA UMA ESTRELA
LAGARTIJAS TIRADAS AL SOL – MÉXICO

 

OFICINAS:
O festival vai promover duas oficinas voltadas para profissionais das artes cênicas, que propõem um mergulho nas técnicas, estéticas e informações ligadas à dança e aos processos de criação. O artista multidisciplinar argentino Matías Umpierrez vai ministrar a oficina “Clínica de Obsessão”, que propõe a reflexão sobre a obra dos artistas participantes e sua passagem para outros dispositivos. E na oficina “Uploading the Rhythm”, Idio Chichava promete trabalhar a fisicalidade e a imaginação, mantendo contato com influências das danças tradicionais moçambicanas. Por se tratarem de processos imersivos, as oficinas possuem vagas limitadas e inscrição prévia para a participação.

CLÍNICA DA OBSESSÃO – MATÍAS UMPIERREZ – ARGENTINA
Um laboratório, um espaço de reflexão que indaga sobre a tenaz persistência que obsessiona e gera a pulsão criativa de um artista. Os encontros se constroem a partir da análise, debate e discussão do perfil e da obra dos participantes, partindo de suas buscas, circunstâncias e problemáticas emergentes. Os artistas…

UPLOADING THE RHYTHM – IDIO CHICHAVA – MOÇAMBIQUE
A oficina explora a consciência do espaço, a presença e a fisicalidade e trabalha a imaginação até o limite, mantendo contato com influências de danças tradicionais moçambicanas. Oficina focada nas possibilidades físicas do corpo. Exige resistência para trabalhar os apoios e a comunicação entre os níveis (chão, meio e salto)…

Sobre a edição de 2020: (pelo site do evento)
A arte sempre reagiu aos movimentos da história, adaptando-se, reinventando-se. Em 2020, o mundo viu-se assolado pela pandemia da Covid-19, que levou ao fechamento de espaços teatrais, bibliotecas, cinemas, salas de exposição. Teve início um tempo de resistência e as artes cênicas, mais uma vez, buscaram caminhos alternativos de expressão. Foi assim que dispositivos usados muitas vezes apenas como ferramentas de trabalho pelos artistas transformaram-se, de um dia para outro, em sala de ensaio e palco.
É neste contexto que o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília chega aos 25 anos: resistindo e provando que o teatro, seja ele no palco, nas ruas ou nas telas, segue iluminando o pensamento e a reflexão sobre a experiência humana na Terra.
Selecionamos diferentes propostas produzidas na Espanha, França, Estados Unidos, Inglaterra, México, Moçambique, Cabo Verde e, naturalmente, no Brasil. São trabalhos que dão respostas inventivas à exigência de confinamento e que falam de um mundo em transformação, veiculando inquietudes e relatos, e reafirmando a relevância do teatro para o nosso sentido de humanidade.
O 21º Cena Contemporânea será dividido em dois momentos. O primeiro acontece agora, de 1 a 11 de dezembro de 2020, inteiramente online e gratuito. Poderemos conhecer trabalhos que foram especialmente criados para o ambiente virtual, explorando formatos e abordagens diversas, e outros que trazem para as telas obras originalmente apresentadas no palco.
São propostas originais, muitas delas concebidas especialmente para o festival. Cada trabalho poderá ser visto na data de sua estreia e por mais três dias, quando seguirá disponível para visualização, em qualquer horário – com raras exceções que estão indicadas na programação. Basta clicar no link e assistir.
Também estão na programação oficinas profissionais de aprofundamento e reflexão e uma série de conversas e debates que fazem parte dos Encontros do Cena, atividade regular do festival, agora em sua 10ª edição, que estimulam o diálogo entre criadores, redes, festivais e instituições. É uma boa forma de estarmos juntos, compartilhando ideias e pensamentos, em tempos de incertezas e insegurança para todo o setor das artes cênicas.
Sem falar no Criolina Tela Plana – Festa 2D, em noite especial para comemorar o Cena Contemporânea, com discotecagem de alguns artistas que integram a programação, além de Ellen Oléria, que também apresenta o festival junto com a atriz Ada Luana.
Estamos preparando um segundo módulo dessa edição comemorativa para acontecer entre 25 de maio e 06 de junho de 2021, com uma programação que irá mesclar propostas de artistas do DF possíveis de serem realizadas ao vivo e espalhadas pela cidade, como quem ama o teatro merece e aguarda, e outras criadas para o ambiente virtual.
A 21ª edição também quer relembrar um pouco da história do festival nestes 25 anos de vida. Por isso, além da exibição da programação, vamos apresentar pequenos vídeos com registros e depoimentos de artistas que passaram pelo festival.
O Cena Contemporânea 2020 conta com patrocínio do Banco do Brasil, do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e copatrocínio da Funarte e Iberescena, com apoio da Embaixada da França e Embaixada da Espanha e a colaboração da Embaixada da Argentina, Goethe-Institut, Instituto Camões e de entidades da sociedade civil.
Esta programação foi alinhada a partir de um íntimo diálogo com artistas e coletivos de teatro e dança do Brasil e do exterior. Nosso objetivo é voltar a estamos juntos, mesmo que seja através das muitas telas, e dar suporte a um dos setores mais atingidos e prejudicados pela pandemia.
Temos a certeza de que essa edição online mantém a identidade do Cena Contemporânea e seu compromisso com a inventividade das artes cênicas, com o fortalecimento do pensamento crítico, com os espaços para a reflexão e com o sentimento de coletividade. Seguimos.

* Dedicamos essa edição a todos aqueles perderam seus entes queridos para a Covid-19. Como relembra o ator e diretor Lázaro Gabino em “Cada vez que alguém diz isso não é teatro se apaga uma estrela”, trabalho que abre o festival, no teatro assim como na vida real, cada morte recebe a dimensão que merece. Toda vida importa.

 
FICHA TÉCNICA: 
Coordenação Artística: Carmem Moretzsohn
Coordenação Encontros do Cena e Oficinas: Mariana Soares
Curadoria: Carmem Moretzsohn e Mariana Soares
Coordenação de Produção: Clara Nugoli
Produção Encontros do Cena e Oficinas: Larissa Mauro e Paula Rios
Produção Técnica Encontros do Cena e Oficinas: Paula Daniela
Coordenação Técnica: Jay Barros
Apresentação dos Programas: Ada Luana e Ellen Oléria
Direção dos Programas: Ronaldo Duque
Equipe de Filmagem: Gilmar Veloso, Felipe Duque e Iolanda Mathias
Edição de Vídeo: Marcelo Santos
Produção de Vídeo: Sirlei Silva
Figurinos: Deni Moreira
Visagismo: Ale Campos
Programação visual: @JJBZ
Site: Feeling Digital
Assessoria de Imprensa: Objeto Sim
Redes Sociais: Luiza Souza e João Correa
Administração: Ana Celina
Coordenação Geral | Cena Promoções Culturais: Michele Milani

AGRADECIMENTOS
Agradecemos o carinho e a ajuda que recebemos de Diego Bresani, Sérgio Moriconi, Fernando Zugno, Marcia Dias, Felipe Assis, Gui Tavares, Amanda Bittar, Gustavo Pacheco, Alexandra Pinho, Francis Wilker, Iva Horvat, Rodrigo Fischer, Marina Reis.
E fazemos um agradecimento especial às marcas KiGraçaGrife KariokaQuero MelanciaRamblas e Esmalteria Menina Maia pelo apoio nas gravações das apresentações.

Detalhes

Início:
1 de dezembro de 2020
Final:
14 de dezembro de 2020